Buildingbat - Cookies

Ambiente

01 - Reciclagem de produtos
A nossa reciclagem é feita pela separação e valorização do conjunto de resíduos originários da sua actividade, bem como os detritos entregues pelos automobilistas (clientes ou não).Estes resíduos são recolhidos por empresas autorizadas e certificadas.

O que acontece às baterias?
Componentes: chumbo, ácido e reservatório plástico.
Risco para o Ambiente: todos os seus componentes são fortemente poluentes em caso de abandono na Natureza.
Que futuro: o chumbo é fundido e serve para fabricar outra bateria. O ácido é neutralizado. O reservatório plástico serve para o fabrico de outras peças para automóvel.

O que acontece aos óleos?
Componentes: óleo usado preto oriundo dos motores térmicos.
Risco para o Ambiente: 1 litro de óleo polui 1.000 litros de água…
Que futuro: os óleos usados serão regenerados, ou seja, queimados, produzindo assim energia.

O que acontece ao líquido de refrigeração?
Componentes: água e Mono-Ethy-Glycol (MEG).
Risco para o Ambiente: o Mono-Ethy-Glycol é um líquido poluente.
Que futuro: a água contida no líquido será destilada, e o produto poluente será queimado recuperando-se a energia produzida por essa combustão.

O que acontece aos pneus?
Que futuro: o pneu gasto é valorizado (recauchutado ou exportado) e queimado para servir de combustível de substituição nas cimenteiras, ou desfeitos em pó (valorização do material).

O que acontece às pilhas e acumuladores?
Componentes: níquel, cádmio ou lítio.
Risco para o Ambiente: uma pequena pilha abandonada na Natureza contamina 1m3 de terra… Não as deite no lixo!
Que futuro: as pilhas serão recicladas através da separação dos elementos químicos.

O que acontece aos filtros de óleo e de combustível?
Componentes: uma parte metálica, uma parte filtrante, papel e óleo.
Risco para o Ambiente: poluição do solo e da água.

Papel Eco certificado
A preocupação com a preservação do Ambiente sempre foi uma das nossas prioridades pelo que procuramos exercer a nossa actividade de forma eco-responsável. Por esse motivo a utilização de papel eco-certificado revelou-se uma boa alternativa ao papel "dito" reciclado, sendo esse mais um passo dado pela Norauto na protecção do ambiente.

Reciclagem de tampas
Lançámos também o desafio às nossas equipas de separar todas as tampas de plástico de garrafas de água e sumos, detergentes, entre outros e depositá-los nos recipientes adequados.
Esta campanha tem como objectivo a recolha de tampas de plástico, que após enviadas para as empresas de reciclagem, permitem obter fundos para a aquisição de equipamentos ortopédicos (tais como cadeiras de rodas e camas articuladas), destinadas a pessoas com carências socioeconómicas, através de Instituições de Solidariedade Social.Reciclar significa que os materiais podem ter uma nova vida e que entram num novo ciclo, o que se traduz na poupança de recursos naturais e na redução da quantidade e resíduos indiferenciados.


02 - Segurança Rodoviária
O desgaste dos pneus e os pneus mal cheios, são importantes factores de acidente. Na auto-estrada, em cada verão, o estouro dos pneus é a causa de um acidente em cada cinco e de um acidente fatal em cada dez. Os resultados de um estudo estatístico realizado recentemente revelam que 43.9% dos veículos circulam com os pneus mal cheios. Os pneus, membros importantíssimos na segurança de um veículo.

Os pneus são os elementos que fazem a ligação entre o automóvel e a estrada. Devem pois estar num estado perfeito para cumprir as suas duas funções principais: uma boa aderência e uma boa travagem.

— Perigos de um pneu mal cheio

— Perigos de um pneu gasto

— O desgaste dos pneus

— Desgaste nos lados: pneu mal cheio

— A geometria ou o paralelismo

— Calibragem das rodas

— A pressão dos pneus